terça-feira, 11 de setembro de 2007

ANÁLISE DOS PORTIFÓLIOS


Após a observação de diversos portifólios escolhi comentar no blog de Nathália Prado Rosolém e Pedro Henrique Costa, alunos do terceiro ano de Geografia da Universidade Estadual de Londrina, que tratam com os respectivos instrumentos de ensino, a imagem de satélite e o workshop.
Com uma linguagem clara e objetiva, a autora expressa o significado da imagem de satélite e toda sua importância para o ensino de Geografia. Nathália utiliza adequadas variações de cores em todo seu blog e não fazendo diferença em seu artigo, apresentando uma foto de satélite.
Além da conceituação a autora ressalta a necessidade que o profissional do ensino necessita em atualizar seus instrumentos de trabalho, expondo uma citação do MEC de 1998, onde é reforçado a importância do uso de novas tecnologias no Ensino.
A autora construiu sua consistência dialogando com diversos autores e expondo três trabalhos que foram realizados relacionados ao assunto, fazendo com que sua obra fique concreta e também direcione o leitor a outras possíveis bibliografias.
O artigo do Pedro é brindado com várias imagens que mostram a amplo palco em que o workshop pode ser utilizado, tanto quanto em apresentação de maquetes, como painéis. A maneira como o autor aborda o tema faz com que o leitor entenda precisamente como deve ser utilizado este instrumento de Ensino.
Deve-se ressaltado no texto que as proposta que o autor apresenta fazem com que a leitura do artigo colabore a dinamização da utilização do instrumento e com que o workshop seja cada vez mais utilizado no Ensino.
Mesmo o autor não conseguindo numerosas bibliografias o artigo ficou muito bem estruturado e direto, alcançando o objetivo de conceituar o instrumento e explicar o modo de uso.
De modo geral, os dois blogs em questão estão precisamente construídos e o artigo faz com que não seja apenas a paisagem do site o motivo da visita. Os autores conseguiram explorar conforme suas especificidades os instrumentos de Ensino e incentivar cada vez mais os professores a utilizar os instrumentos discutidos.


BIBLIOGRAFIA


Disponível em http://pedroportifolio.blogspot.com/ acessado em 11 set.

Disponível em http://nathaliarosolem.blogspot.com/ acessado em 11 set.

Nenhum comentário: