quarta-feira, 28 de novembro de 2007

AULA SIMULADA

PLANO DE AULA: A PARTILHA DA ÁFRICA


Introdução


Aula planejada a ser ministrada na Sétima série, do Ensino Fundamental abordará o tema da Partilha da África.

Objetivos



Após a aula espera-se que o aluno consiga compreender como ocorreu a Partilha do Continente Africano, entendendo o processo de divisão dos países, relacionando os à dinâmica em sala e vídeo para que possam expor suas primeiras conclusões sobre o estudo do continente Africano.

Desenvolvimento



Os conteúdos a serem abordados serão, a compreensão de Partilha da África, quais foram seus objetivos, seus agentes, seus conflitos e sua principal conseqüência.
Nos primeiros 5 minutos de aula será passado para os alunos um vídeo amador que demonstra imagens para realizarem as primeiras idéias sobre como é a realidade do continente africano.
O conteúdo será ministrado através de uma aula expositiva de aproximadamente 20 minutos, com matéria passada no quadro e utilização de mapa-múndi.
Após o termino da parte expositiva será realizada uma dinâmica com os alunos mudando uns e outros de lugares, pedindo para que façam algo como, levantar a mão esquerda ou olhar apenas para a direita, além da entrega de um papel com um determinado nome, podendo ser Leopoldo, Bismarck, Zulu, Bôer, Picot e Skyes, que representaram respectivamente as potências belgas, alemães, africanas, holandesas, francesas e inglesas que foram os países que realizaram a partilha da África intensamente.
Com a realização desta atividade que durará entorno de 5 minutos será cogitado aos alunos que no momento assumam como seus os nomes que estiverem escritos no papel, para que com isto eles entendam qual foi a conseqüência da partilha para o povo africano, que sofreram com a imposição do poder das potências mudando suas vidas para sempre.
Após a atividade o professor passará no quadro o nome dos seis ícones da Partilha da África que foram citados e cada grupo que foi delimitado para assumir a identidade de cada um, acessará o blog do professor e trarão na próxima aula informações sobre os indivíduos que servirá como atividade extra classe.


Recursos



· Mapa-múndi;
· Dvd de 5 minutos amador;
· Aparelho de DVD;
· Giz
· Lousa
· Folha do aluno
· Papéis os nomes (Leopoldo, Bismarck, Zulu, Bôer, Picot e Skyes)
· Transparências dos mapas pertinentes.

Avaliação



Após o término das atividades o professor recolherá a folha de cada aluno vendo o que cada um compreendeu sobre a partilha, juntando o conhecimento que adquiriram com as imagens do vídeo, a aula teórica e a dinâmica.

Bibliografia



BRUNSCHIWIG, Henri. A partilha da África Negra. Perspectiva: São Paulo, 1993.
MACKENZIE, J. M. A partilha da África 1880-1900. Ática: São Paulo, 1994.
BOLIGIAN,Levo et al. As raízes do subdesenvolvimento africano, Geografia – Espaço e Vivência, São Paulo: Atual, 2001. p. 117 – 119.


ANEXO


Mapa que demonstra as áreas que eram dominadas pelos ingleses e pelos bôeres, pode ser percebido como o domínio bôer encontrava-se cercado pelo poderio inglês.
Fonte:
http://www.sangam.org/2007/03/Boer.php?uid=2257




Este mapa utilizado por livros didáticos expressa tudo o que foi discutido acima como resultado da partilha da África de 1880-1990.
Fonte:
http://www.tamandare.g12.br/Aulafrica/conferencia%20de%20berlim.htm

Nenhum comentário: