segunda-feira, 4 de junho de 2007

Análise dos livros didáticos


Análise do livro de 6ª Série

Livro: SCARLATO, F.C.; FURLAN, S.A. “Geografia em verso e reverso” – O rural e o urbano, Ed Nacional, São Paulo.

O sumário é dividido em três unidades. A primeira unidade trata a relação entre cidade e campo, a segunda unidade específica o mundo rural e o terceiro o mundo urbano.
O livro, como podemos notar por observação geral, é de fácil entendimento, utilizando uma linguagem adequada para a série e tratando os temas de geografia com muitas fotos e ilustrações, faz com que a aprendizagem seja mais agradável e interessante.
Comparando com outros livros, observamos que estes vão tratar de temas diferentes, mas específico do Brasil, dividindo os seus estados e analisando os aspectos físicos, políticos, sociais e econômicos de cada estado.
Já no livro analisado, observamos um conteúdo e uma forma diferente de ser lecionada aos alunos, com uma metodologia correspondente para os alunos da sexta série do ensino fundamental, abordando assim os assuntos de seu cotidiano e não somente o assunto específico – o Brasil – mas também o espaço mundial.
Através da análise feita podemos notar que o conteúdo é expressado pela Geografia Crítica, trabalhando com o conteúdo do geral para o particular, tratando a relação cidade x campo no geral e logo após especificando cada um, analisando a parte ambiental, econômica e dando ênfase ao social.
O autor trabalha com diversos exercícios correspondentes aos capítulos e deixando sempre um exercício como dever de casa para o aluno, relacionando a elaboração de uma redação ou pesquisa.

Análise do Livro da 7ª série

Livro: MAGNOLI, Demétrio; SCALZARETTO, Reinaldo. Geografia: o espaço, cultura e cidadania. As Américas e a análise geográfica. 1ª ed v. 3. São Paulo: Moderna, 1998.


O livro analisado utiliza-se do método materialismo histórico e dialético enfocando uma proposta histórica para explicar os diversos assuntos ligados a geopolítica e a população das Américas.
O sumário é dividido de maneira consistente em quatro unidades, que vai do geral ao específico. Na primeira unidade discute: “A natureza, fonte de recursos”, fazendo uma explanação desde a formação dos continentes até os domínios naturais das Américas.
A segunda unidade: “Cartografia e Geopolítica”, trabalha com uma geografia mais humana, expondo análises políticas localizadas. A unidade três trabalha com uma análise da geografia populacional das distintas Américas. Já a unidade quatro expõe a geografia econômica das diferentes áreas das Américas.
Deste modo classificamos o livro com uma adequada organização de conteúdos, analisando diversos assuntos relacionando as Américas.
O livro apresenta muitos mapas, gráficos, figuras e imagens, leituras complementares, exercícios de fixação e atividades em classe que colaboram com a aprendizagem e intensificação do interesse do aluno pela matéria.
É importante salientar que o livro utilizado pelo professor apresenta um “manual do professor” com leituras complementares e respostas dos exercícios que auxiliam na preparação das aulas.

Análise de coleção de livros didáticos 5ª a 8ª séries




Livro: DELBONI, Henrique. ROTA, Paulo S. “Geografia para todos”. Ed. Scipione, 5ª 6ª 7ª 8ª séries, São Paulo, 2003.





1. Listar os conteúdos:

5ª Série: “A terra como morada”
Esse livro tem como objetivo localizar o aluno e sua moradia, o seu espaço vivido, este trata da análise da dinâmica terrestre e seu histórico.

6ª Série: “O espaço brasileiro e sua diversidade”
O conteúdo do livro se resume em paisagens, patrimônios e o rural e o urbano do Brasil.

7ª Série: “Paisagens do campo e da cidade”
Esse material didático da sétima série irá relacionar o campo e a cidade nas questões relacionadas a aspectos econômicos e sociais e os problemas do campo e da cidade.

8ª Série: “Mundo, unidade e diversidade”
Trata de assuntos relacionados a geografia econômica analisando os distintos modos de produção como estes se territorializam, analisando também a globalização.

2. Abordagem da Geografia

Materialismo histórico e dialético.

3. Quanto cada conteúdo é trabalhado (um planejamento do autor)

O intuito do autor é fazer com que o aluno conheça o lugar em que vivemos, outros lugares e outras culturas, entender como os homens se relacionam com a natureza e entre si para criar seu espaço geográfico.

4. Apresentar críticas a obra (análise)

O livre utiliza muitas ilustrações, fotos e mapas que facilitam a aprendizagem do aluno, mas analisando o livro de sétima série desta coleção com outras coleções notamos que nosso livro fica aprisionado a discussão campo e cidade enquanto os demais analisam as Américas.


Comentários

A análise dos livros didáticos como um todo foram realizadas em sala de aula, com grupos e duplas, onde foi possível ressaltar e comparar a construção literária e distinçao temática de distintas obras.

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