segunda-feira, 4 de junho de 2007

PORTFÓLIO



O portfólio existe para auxiliar o aluno em seu decorrer de sua vida estudantil ou de aprendizagem desde muito tempo, sendo produzido em seus primórdios em publicações em papel, apresentando-se como uma ferramenta de acompanhamento, desenvolvimento e qualidade de ensino.Com o avanço tecnológico chegando às escolas, o portfólio tornou-se em sua versão eletrônica o webfólio, transpondo suas publicações de documentos para web.O portfólio vem sendo evidenciado como um dos mais competentes subsídios de avaliação dinâmica e eficiente do ensino, são registrados, enfatizando as competências e praticas adquiridas no processo de aprendizagem.

De acordo com HERNÁNDEZ, Fernando citado por HAMZE (2007) o portfólio é :

[...]” um continente de diferentes tipos de documentos (anotações pessoais, experiências de aula, trabalhos pontuais, controles de aprendizagem, conexões com outros temas fora da escola, representações visuais, etc) que proporciona evidências do conhecimento que foram sendo construídos, as estratégias utilizadas para aprender e a disposição de quem o elabora para continuar aprendendo”.


O portfólio, pode ser visto como o diário de bordo do aluno, onde são expressas todo o caminho decorrido de sua aprendizagem, sendo assim pode ser utilizado para uma futura avaliação do professor, distinta dos testes utilizados atualmente que analisa a aprendizagem em um único documento.A coletânea de trabalhos, provas, exercícios, contidos na pasta individual, permite construir, entre outras coisas, o perfil acadêmico do aluno, refletindo o ritmo e a direção de seu crescimento, pode ser visto como o diário de bordo do aluno, onde é expresso todo o caminho decorrido de sua aprendizagem, deste modo, pode ser utilizado para uma futura avaliação do professor, distinta dos testes utilizados atualmente que analisa a aprendizagem em um único documento.Este “diário do aluno” apresenta grande importância para todas as matérias, inclusive a geografia, pois neste material são expostos os trabalhos do aluno, que são as produções acadêmicas mais atuais, sendo assim, pode ser acessado qualquer tipo de estudo relacionado a qualquer tipo de aprendizagem de maneira dinâmica e eficiente. São os avanços tecnológicos auxiliando cada vez mais na produção do conhecimento.

Referências

HAMZE, Amélia. Os portfólios e os processos de ensinagem. Barretos. Disponível em
http://www.brasilescola.com/pedagogia/portfolios.htm. Acessado em 18 abr 07.MOULIN, Nelly. Utilização do Portfolio na Avaliação do Ensino a Distância. Universidade Salgado de Oliveira. 2002. Disponível em: http://www.abed.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=4abed&infoid=112&sid=122&tpl=printerview. Acessado em: 18 abr 07.

Comentários

Trabalho realizado dia 14/04/2007, foi feito em dupla como atividade prática no laboratório de informática.

A realização do Trabalho foi de suma importancia para o conhecimento do que é o Portfólio, que além disto nos motivou a um maior interesse para a confecção deste dicionário de bordo de nossas produções acadêmicas e profissionais.


Com os inúmeros avanços tecnológicos no meio de comunicação, a relação entre aprendizagem e ensino começa a se reestruturar, juntamente a relação entre aluno e professor. Um exemplo destes novos meios de relação é a avaliação realizada através de portifólios eletrônicos para a análise do que o a aluno produziu e do que deixou de ser feito.

O portifólio, ou diário do aluno eletrônico, faz com que não somente o professor que avalie tenha acesso as informações e trabalhos do aluno, como também todos aqueles que acessem o site. Deste modo, há uma integração de conhecimento para todos aqueles poucos que tem acesso ao mundo interativo da internet, para que possa assim, ocorrer uma integração e construção de novos conhecimentos.

Um comentário:

Pedro H. Costa disse...

Esse é o gordinho que eu conheço!!!
Purpurinado que só ele...
Parabéns gordo... ficou muito massa seu portfolio!!!