segunda-feira, 25 de junho de 2007

PLANO DE AULA


CONTINENTES E OCEANOS


Introdução

Aula planejada a ser ministrada na Sétima série, do Ensino Fundamental abordará o tema, Continente e Oceanos.

Objetivos

Após a aula espera-se que o aluno absorva o conhecimento básico sobre onde estão localizados os Oceanos, Países e seus respectivos Continentes conteúdo base para todo o ano letivo.

Desenvolvimento

Os conteúdos a serem abordados serão, localização e distribuição dos Continentes e Oceanos.
O conteúdo será ministrado através de uma aula expositiva de aproximadamente 20 minutos (Anexo 1), com matéria passada no quadro e utilização de mapa-múndi.
Será realizado uma atividade complementar com um mapa-múndi incompleto em preto e branco entregue para cada aluno, abaixo deste mapa-múndi terá uma tabela com o nome de todos os continentes (Anexo 2). Os alunos terão que pintar os continentes e identificar cada um no mapa e identificar também os oceanos. Já a tabela deverá ser preenchida pelos alunos com os países que iremos passar no quadro identificando nos seus respectivos continentes.
O mapa servirá para que os alunos possam reconhecer o local de cada continente e oceanos através de pintura de distinção, que tomará cerca de 20 minutos da aula. Após o termino desta atividade com os 10 minutos restantes do período de aula será posto no quadro nome de cerca de 20 países para que os alunos identifiquem a localização dos países nos continentes.
Recursos

· Mapa-múndi;
· Folha de exercício;
· Lápis de cor do professor;
· Lousa.

Avaliação

Após o término das atividades o professor recolherá a folha de exercício e corrigirá em casa para que possa ter noção da absorção do conhecimento exposto em sala.


ANEXO 1

Continentes e Oceanos


O planeta Terra possui uma superfície de 510 milhões de quilômetros quadrados (km2), sendo 71% dessa superfície ocupada pelos oceanos e 29% preenchida pelos continentes.

Oceanos à são 5:
· Pacífico;
· Atlântico;
· Índico;
· Glacial Ártico;
· Glacial Antártico.

Continentes à são 6:
· África;
· América;
· Antártida;
· Ásia;
· Europa;
· Oceania.

Mostrar no mapa que estaria pendurado no quadro todos os respectivos oceanos e continentes.

Bibliografia

GARCIA, Hélio Carlos; GARAVELHO, Tito Marcio. Novas lições de Geografia: o espaço geográfico da América, Oceania e regiões Polares, 7ª série. Ed.
Scipione; São Paulo, 2002, p. 8-9.


Comentário



Plano de aula apresentado no dia 28/03/2007, foi realizado em grupo onde tivemos que elaborar um plano de aula para a sétima série do ensino fundamental. Apresentamos a proposta de um capitulo do livro: Novas lições de Geografia: o espaço geográfico da América, Oceania e regiões Polares de Hélio Carlos Garcia e Tito Marcio Garavelho.

3 comentários:

Jose Lopez disse...

Muito bom seu trabalho. me ajudou bastante. PARABÉNS!

Unknown disse...

Obrigado.

Valeu

Unknown disse...

Obrigado.

Valeu