terça-feira, 26 de junho de 2007

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO DAS AULAS



Introdução

Este relatório expõe a análise do estágio obrigatório de vivência, realizado por Marcel Saab Rodrigues Manaia e Nathália Prado Rosolém, graduandos do 3º ano de Geografia na Universidade Estadual de Londrina, durante o mês de Maio do ano de 2007.
As aulas foram observadas no primeiro e segundo ano do Ensino Médio na Escola Estadual Marcelino Champagnat, localizada no centro da cidade de Londrina, próxima ao Terminal Central, na Rua São Salvador nº 998 para que fosse possível a apreensão de como é ministrada a aula da disciplina de Geografia e enriquecimento de nossas experiências acadêmicas.

Breve histórico da Escola Estadual Marcelino Champagnat

Fundada no ano de 1967, no dia 15 de fevereiro, pelo então governador do Estado do Paraná, Sr. Paulo Cruz Pimentel, e ganhando sede própria em 1969, ocupando as instalações do prédio histórico Ministro Osvaldo Aranha, o Colégio Estadual Marcelino Champagnat atualmente possui 2600 alunos no Ensino Fundamental, Médio e Celem, promovendo além da educação fundamental e médio, eventos artísticos, culturais, religiosos e desportivos.

Observação das aulas

Foram observadas 10 aulas, oitos destas no primeiro ano e duas no segundo ano do Ensino Médio, sendo as análises postas abaixo através de um diário acadêmico de análise, onde são trabalhadas discussões tanto de aspectos físicos da sala de aula, como a metodologia de ensino do docente.

1ª Aula
Dia: 02/05/2007
Turma: 1º Colegial
Tema da aula: Aplicação de Prova
Comentários:
Ao entrar nessa sala observamos primeiramente a estrutura, onde os alunos tiveram que organizar as carteiras para a realização da avaliação aplicada pelo professor. A sala é bem pequena, onde as carteiras quase chegam próximas ao quadro negro e o número de alunos é de aproximadamente 40.
Essa prova foi aplicada referente ao primeiro bimestre tendo como objetivo a recuperação de notas dos alunos, pois a forma de avaliação do professor é de 3 provas valendo 4.0, que as duas maiores notas permanecem e mais 2.0 de atividades extra-classe como um resumo ou questões do livro, somando assim 10.0 pontos.
A prova apresentava testes objetivos, com somatórias de vestibulares distintos, abrangendo os seguintes conteúdos: Curvas de Nível, conhecimento básico de cartografia, epistemologia e escala.
Ao término da prova o professor fez com que os alunos permanecessem na sala, onde passou, como atividade extra-classe, um resumo e exercícios para a próxima aula.
Também ao término da aula, o professor fez uma breve introdução do conteúdo da próxima aula onde o tema era: Paisagem Natural e Paisagem Urbana: um breve histórico.


Aula 2
Dia: 09/05/2007
Turma: 1º Colegial
Tema da aula: Entrega de Notas/O espaço geográfico
Comentários:
Já nesta turma, o professor entregou todas as provas do bimestre para que sejam assinadas pelos pais dos alunos, pois grande parte desses tiveram notas baixas. Em principio a sala se dispersou, mas logo o professor reassumiu o controle.
Após a entrega das notas do bimestre o professor continuou o conteúdo que havia passado na ultima aula, tendo como tema: O Espaço e as suas transformações, mas logo bateu o sinal e interrompeu essa aula expositiva.

Aula 3
Dia: 09/05/2007
Turma: 1º Colegial
Tema da aula: Correção dos testes
Comentários:
Ao entrar na sala o professor cobrou as atividades extra-classe junto com a realização da chamada.
A partir da discussão do conteúdo: Diferentes tipos de espaço: espaço natural e o espaço geográfico, o professor fez a correção dos testes que os alunos fizeram em casa explicando juntamente a matéria.

Aula 4
Dia: 09/05/2007
Turma: 1º Colegial
Tema da aula: Entrega de Notas
Comentários:
Nesta turma a discussão na entrega de notas foi mais intensa, pois em uma sala de 39 alunos, 28 alunos ficaram com nota vermelha nesta disciplina.
A entrega de atividades extra-classe também aconteceu nessa turma esse dia, mas não houve a discussão do conteúdo.

Aula 5
Dia: 16/05/2007
Turma: 1º Colegial
Tema da aula: Espaço e paisagem
Comentários:
Como nas outras salas, os alunos também tiveram que entregar as provas assinadas pelos pais e as atividades extra-classe para o professor dar o seu visto.
A partir da análise da pauta, o professor demonstrou aos alunos como é feita a avaliação do aluno, não pelas provas e notas, mas sim pela sua participação e atitude em sala de aula.
Logo após esta discussão o professor começou a dar o conteúdo do Capítulo 3: Espaço e paisagem.
O livro utilizado pelo professor é Geografia Geral – O espaço natural e socioeconômico de Marcos de Amorin Coelho e Lygia Terra da Editora Moderna.

Aula 6
Dia: 16/05/2007
Turma: 1º Colegial
Tema da aula: Espaço e paisagem
Comentários:
Como nas outras salas, o professor discutiu sobre a avaliação do aluno na pauta, recolheu as provas assinadas pelos pais e voltou a discutir o mesmo conteúdo, pois ainda não tínhamos assistido aula em outras séries, ainda só no primeiro ano, então sempre batiam os mesmos conteúdos e as mesmas aulas.
A discussão ficou em cima do conteúdo: Espaço e paisagem natural, sendo o capitulo 3 do livro.
É importante também ressaltar, que o material utilizado pelos alunos é um xerox de parte do livro, pois os alunos não tem condições de adquirir o livro, não que os alunos sejam de classe baixa, pelo contrário, a maioria dos alunos desta escola são de classe média, mas é mais viável adquirir o xerox.

Aula 7
Dia: 16/05/2007
Turma: 1º Colegial
Tema da aula: Entrega de Notas
Comentários:
Como ocorreu nas ultimas salas, o professor discutiu sobre a avaliação do aluno na pauta, onde o professor demonstrou aos alunos como é feita a avaliação de sua participação e atitude em sala de aula, e recolheu as provas assinadas pelos pais

Aula 8
Dia: 21/05/2007
Turma: 1º Colegial
Tema da aula: Organização e ocupação do espaço
Comentários:
O professor desta vez iniciou a aula já com o conteúdo em seguida da chamada, onde foi feita uma aula expositiva sobre o tema: Organização e ocupação do espaço, demonstrando as transformações do meio pelo homem, através de um contexto histórico.

Aula 9
Dia: 16/05/2007
Turma: 2º Colegial
Tema da aula: Biopirataria
Comentários:
Esta foi a primeira aula que assistimos no segundo ano, onde como nas salas anteriores, o professor discutiu sobre as notas baixas e as atitudes dos alunos dentro de sala de aula.
O conteúdo discutido foi sobre a Biopirataria, onde o professor fez primeiramente um breve histórico e para maior entendimento dos alunos, a partir da discussão do tema, corrigiu os testes feito pelos alunos em casa.

Aula 10
Dia: 21/05/2007
Turma: 2º Colegial
Tema da aula: Degradação do Meio Ambiente
Comentários:
No início da aula o professor fez um ditado de questões para serem respondidos em sala de aula tendo como o seguinte tema: assoreamento, unidade de preservação, curso do rio, bacia hidrográfica, espigão divisor de água e rios intermitentes.
Logo após os testes feitos, o professor seguiu com uma aula expositiva, utilizando um desenho no quadro, sobre bacias hidrográficas, seus afluentes, ordem e relevo.

Conclusão

O estágio de vivência de aulas é de suma importância para a consolidação, assim como de professores de Geografia como de qualquer outro profissional de Licenciatura, pois, como já foi dito, enriquece a experiência acadêmica e encoraja os futuros professores a presenciar a relação professor – aluno.
Expressamos o nosso agradecimento a todo auxílio e apoio que direta ou indiretamente ajudaram para que este estágio fosse realizado, principalmente ao professor e a Escola que nos acolheu gentilmente.

Referência Bibliográfica


Disponível em:
http://www.marcelinochampagnat.com.br/?champ. Acesso em 25 jun 2007.
TERRA, Lygia; COELHO, Marcos de A. Geografia Geral – o espaço natural e socioeconômico. Ed Moderna 4 ed, 2001.

2 comentários:

Bijoy disse...

Warm Regards from the Other Side of the Moon.

On a related note perhaps you might find the following link interesting. Its propossing a theory and i'll like to hear your take on the subject via comments. See ya...

Was
Jesus an Essenes ?


Bibby

Kerala, India

Nathália Rosolém disse...

Oi moi....nos seu portfolio ficou bem legal...mas faltou os agradecimentos a exelentissima aki neh...rs...aushduas
Bejão moi